Orientaes gerais

AGENDA MARTINUS

É um dos principais instrumentos de comunicação entre o Colégio e a Família, além de servir como meio de organização do trabalho do aluno. É imprescindível que os Pais e/ou Responsáveis observem na agenda todas as informações, anotações e compromissos e assinem os comunicados. O uso e o porte diário da agenda Martinus é obrigatório.

Ao aluno não é permitido destacar páginas da Agenda, nem rasurá-las ou danificá-las, pois representam um documento escolar. No caso de extravio e/ou danificação, a Agenda é substituída mediante o pagamento do valor correspondente (R$ 15,00).

HORÁRIO DE AULAS

Unidades Centro e Portão
• Entrada até às 13h25min - recepção em sala de aula
• Aulas das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira

Unidade Bom Pastor
• Entrada até às 13h15min - recepção em sala de aula
• Aulas das 13h15min às 17h20min, de segunda a sexta-feira

Observação: Os alunos devem estar no Colégio antes de ser acionado o primeiro sinal para o seu turno de aulas.

A PONTUALIDADE É UM HÁBITO

• Os alunos devem estar no Colégio antes de ser acionado o primeiro sinal para o seu turno de aulas.
• A participação da formação na quadra (para Ensino Fundamental e Médio) é obrigatória e marca o início das atividades do dia.
• A ocorrência de provas e outras atividades pedagógicas não libera a entrada dos alunos atrasados. O compromisso da pontualidade com as atividades agendadas é do aluno.
• A garantia da pontualidade dos alunos pequenos é uma colaboração diária dos pais e responsáveis.

OS ATRASOS E O REGISTRO NA AGENDA

• Os alunos que não chegarem antes das 7h10min (Unidade Bom Pastor) e 7h25min (Unidades Centro e Portão) para o Momento Devocional (6º ano em diante) receberão o registro de atraso na agenda. Os alunos que chegarem após às 7h30min (turno da manhã) deverão aguardar o início da segunda aula da manhã.  
• Os alunos do 3º ano que chegarem após as 13h30min, além do registro de atraso, deverão aguardar a segunda aula da tarde.
• As chegadas em atraso, para todos os alunos, serão registradas na Agenda Escolar.
• Não é permitida a entrada de alunos para as aulas após a segunda aula do dia, em nenhum dos turnos.

OPERAÇÃO ESCOLA

A fim de organizar o trânsito nos momentos da maior volume de carros, período de entrada e saída de alunos, temos em frente ao Colégio a chamada “Operação Escola”, que consta de um espaço, delimitado por cones e sinalizadores de trânsito, para os pais pararem o carro e deixarem ou retirarem os filhos. Neste espaço os pais/responsáveis não devem estacionar e sair do carro. Depois de entrar na “fila de cones” o motorista deve ir até o final, não sendo permitida a “saída lateral”. Por tratar-se de um espaço de passagem em que, caso o aluno não esteja pronto, a família deverá “dar uma volta na quadra” e retornar para não atrapalhar o fluxo. É importante combinar com os filhos essa “agilidade” para facilitar o processo de chegada e saída. Toda a “Operação Escola” é supervisionada pelos órgão responsáveis de trânsito.

ATENÇÃO:

Horário da “Operação Escola” - Unidade Bom Pastor
* Manhã: 6h30min às 7h30min
* Almoço: 11h30min às 13h30min
* Tarde: 16h30min às 18h30min

Horário da “Operação Escola” - Unidades Centro e Portão
* Manhã: 7h às 7h30min
* Almoço: 12h às 13h30min
* Tarde: 17h45min às 18h30min

PONTUALIDADE NA SAÍDA DOS ALUNOS

Os alunos não podem permanecer no Colégio após o horário de aulas, sem atividade. Não havendo atividade extra após o horário de aulas regulares, os alunos devem ir imediatamente para casa.

Observação: Todas e quaisquer atividades marcadas pela escola no contraturno dos alunos são informadas via circular específica ou Agenda Escolar.

SAÍDAS ANTECIPADAS

A saída do aluno em horário anterior ao horário normal de término de aulas deverá ser adotada somente em situações extraordinárias e mediante justificativa por escrito, enviada previamente na Agenda.

Saídas antecipadas não liberam o aluno dos compromissos escolares já estabelecidos, tais como testes, tarefas de casa ou trabalhos a serem entregues.

FREQUÊNCIA ÀS AULAS

O aluno faltante deve, no primeiro dia de retorno às aulas, trazer a devida justificativa na Agenda e apresentá-la para receber o visto dos professores.

A necessidade de faltas superiores a dois dias deve ser comunicada previamente ao Colégio pelos responsáveis.

ATENÇÃO:
•  A ausência ao Colégio não libera o aluno do cumprimento de compromissos escolares já estabelecidos, como provas, testes ou trabalhos a serem entregues.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Avaliação na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental:

É realizada durante o período letivo através de atividades diversificadas, em conformidade com os objetivos de cada etapa. O desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos é informado às famílias através de um Relatório Descritivo elaborado:
– ao final de cada semestre letivo, na Educação Infantil;
– ao final de cada trimestre, no 1º ano do Ensino Fundamental.

Avaliação no Ensino Fundamental (2º ano em diante) e no Ensino Médio:
É realizada durante o período letivo através de atividades e instrumentos variados (testes, tarefas, trabalhos, etc) e será registrada na forma de notas que variam de 0 (zero) a 10 (dez) em cada disciplina/ atividade, conforme os objetivos de cada disciplina e série.

As atividades de avaliação ocorrerão com e sem agendamento prévio. Ao longo do trimestre haverá sempre uma atividade mais abrangente, com os conteúdos principais do trimestre.

No Ensino Médio, além das atividades de avaliação regulares, poderão ocorrer também testes simulados, de realização obrigatória, relativos aos exames vestibulares e ENEM.

Os resultados obtidos pelos alunos são comunicados às famílias através do Boletim Escolar enviado ao final de cada trimestre, correspondendo aos seguintes períodos:

• 1° trimestre: 15/02 a 6/05
   – Entrega dos boletins: 06 de maio
• 2° trimestre: 09/05 a 02/09
   – Entrega dos boletins: 02 de setembro
• 3° trimestre: 05/09 a 14/12
   – Entrega dos boletins: 14 de dezembro

Observação: os Relatórios e Boletins são enviados para casa através dos alunos.

Nas etapas em que se usa nota, o aluno será considerado aprovado se a média aritmética das notas trimestrais for igual ou superior a 7,0 (sete).

Aprovação com realização de recuperação final:
Os alunos deverão realizar recuperação final se a média dos trimestres for inferior a 7,0.

Para promoção, após a recuperação final da aprendizagem será usada a seguinte fórmula para o cálculo da média final:

Unidades Centro e Portão:
Média final= (média dos trimestres x 6) + (nota da recuperação x 4) / 10 = 6,0

Unidade Bom Pastor:
Média final = média anual + nota de recuperação / 2 = 7,0

Para obter aprovação após a realização a recuperação final, a nova média deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis), para as Unidades Centro e Portão e 7,0 (sete), para a Unidade Bom Pastor.

Observação: as atividades de avaliação realizadas como recuperação final ficarão arquivadas no Colégio.

OBSERVAÇÕES:
• Os períodos de provas, após as publicações, terão as suas datas respeitadas. Os alunos devem agendar médico, dentista e outros compromissos em horário diferente do horário de aula.
• A realização de segunda chamada (nova data de avaliação para aluno que falta no dia agendado) ocorrerá somente em situações plenamente justificadas.
• A avaliação de segunda chamada ocorrerá em horário extra, a ser definido pela Equipe Pedagógica.
• Para justificar a falta, o aluno deverá trazer justificativa por escrito ou atestado médico, imediatamente após o retorno.
• As faltas reincidentes ou sistemáticas em dias de avaliação serão avaliadas pela Equipe Pedagógica, que poderá não autorizar a 2ª chamada.
• Dúvidas sobre resultados de avaliação deverão ser esclarecidas primeiro com o professor da disciplina, imediatamente após a divulgação da nota.
• Situações especiais serão analisadas pela Equipe Pedagógica.

A Equipe Pedagógica agendará atendimentos com as famílias sempre que se fizer necessário, conforme a recomendação do Conselho de Classe.

Os responsáveis poderão também solicitar atendimento com a Equipe Pedagógica e/ou com os professores através da Agenda ou via telefone, em qualquer período do trimestre.

• Aprovação por média:
Nas etapas em que se utiliza o Relatório, o aluno será indicado como apto ou não para o prosseguimento de estudos a série seguinte.

COMPROMISSO COM O ESTUDO

É papel do aluno o bom proveito do tempo durante as aulas e uma rotina regular de estudos em casa. Espera-se da família, em todos os níveis e séries, o acompanhamento dos filhos para que o estudo regular e a realização de tarefas de fato ocorra. Estudar é hábito que exige disciplina.

Espera-se também que o aluno mantenha o material de aula organizado, venha para o Colégio sempre com as tarefas de casa feitas e com o material escolar completo.

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

Os estudos de recuperação objetivam oferecer um conjunto de novas oportunidades para complementar as aprendizagens ainda não realizadas pelo aluno, para que possa prosseguir, com êxito os seus estudos.

O processo de recuperação acontece em duas modalidades: durante o ano letivo com orientações de estudo e revisões de conteúdos, em caráter preventivo, e ao final do ano letivo, em caráter terapêutico.

VISITAS DE ESTUDOS

Para visitas de estudo e de pesquisa, os responsáveis devem preencher devidamente as fichas de autorização, assiná-las e datá-las. Sem elas, o aluno não poderá sair do Colégio. Não são aceitas, em hipótese alguma, autorizações por telefone.

Atividades como excursões e viagens de estudo são pagas à parte.

CONVIVÊNCIA E NORMAS

A escola é um processo coletivo de convivência e cada um precisa colaborar para que o bom andamento das atividades ocorra. Para o bom êxito das rotinas escolares, solicitamos que responsáveis e alunos observem a importância das seguintes posturas:

• tratar respeitosamente a todas as pessoas;
• atender as solicitações e encaminhamentos dos professores, inspetores, coordenação, direção e demais funcionários do Colégio;
• participar na conservação da limpeza e do asseio de todas as áreas que compõem o recinto escolar;
• zelar pelo patrimônio do Colégio;
• contribuir para um ambiente em sala de aula adequado à aprendizagem;
• usar o uniforme completo diariamente;
• observar a pontualidade diariamente.

O aluno que não observar adequadamente as normas de convívio escolar será atendido pela Equipe Pedagógica e não havendo empenho em melhorar o quadro de atitudes, poderá ser advertido verbalmente e por escrito ou adotadas medidas pedagógicas cabíveis, conforme a situação. Nestes casos, os familiares serão comunicados e será solicitada a sua presença no Colégio.

Situações mais sérias poderão resultar em cancelamento compulsório da matrícula e/ou encaminhamento ao Conselho Tutelar, quando for o caso.

UNIFORME

O uso do uniforme é uma medida educativa que assegura a padronização da vestimenta dos alunos e oferece segurança ao identificar o aluno do Colégio.

O uso diário do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, em todas as atividades desenvolvidas pelo Colégio, dentro e fora dele.
Não serão aceitas justificativas para comparecer sem uniforme às atividades escolares.

Os alunos do Ensino Fundamental não podem usar o uniforme do Ensino Médio.

SEGURANÇA COM OBJETOS PESSOAIS

Os pertences pessoais estranhos ao uso escolar não são de responsabilidade do Colégio. Os objetos que representam perigo para o aluno e o grupo são apreendidos no Colégio e entregues somente aos pais.

Tendo em vista o melhor andamento das rotinas do Colégio e evitar situações desagradáveis, pedimos especial atenção quanto aos aspectos abaixo:

• Marcar com o nome e turma todo material escolar bem como os objetos pessoais.
•  Deixar em casa joias, máquinas fotográficas, aparelhos de som, brinquedos, celulares, tablets ou outros objetos de valor, bem como grandes quantias em dinheiro. O Colégio não se responsabiliza pelo extravio de objetos ou valores nas suas dependências e em nenhuma hipótese os indenizará.
• Guardar seus pertences (mochilas e/ou outros objetos) somente em espaços destinados para tal, não sendo permitido deixá-los nos corredores, pátios e portarias sem a presença do seu dono.
• Durante a aula, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos sonoros, ipods, celulares, tablets, laptops ou similares , bem como a troca de figurinhas, cards ou quaisquer objetos que não estejam relacionados com a atividade pedagógica imediata.

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS NA SECRETARIA OU NA TESOURARIA

O acesso a informações de ordem financeira, pedidos de transferência e cancelamento de matrícula somente podem ser solicitados pelo responsável financeiro.

As solicitações de ordem acadêmica (pedidos de Declaração de Matrícula, segunda via de Boletim) podem ser solicitadas pelo responsável financeiro e também pelo responsável pedagógico.

Importante: não faremos atendimento pedagógico ou o fornecimento de informações pedagógicas ao familiar, em qualquer grau de parentesco, que não conste como responsável financeiro ou pedagógico no contrato de matrícula.

SAÚDE E ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

Quando necessário, em casos de urgência e/ou emergência, os funcionários do Colégio prestarão assistência de primeiros socorros aos alunos e demais colaboradores.

Havendo a necessidade, o aluno será encaminhado à Unidade de Saúde especializada e, dependendo da situação, poderá retornar para casa ou para sua atividade regular no Colégio. Nestas situações, o Colégio poderá acionar o Atendimento de Urgência oferecido pelo Seguro de Saúde do Colégio.

PARCERIAS MARTINUS – LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

A Escola de Idiomas “Cultura Inglesa”  e o “Instituto Goethe de Curitiba” disponibilizam desconto de 20% para os seus cursos de idiomas (Inglês e Alemão, respectivamente) em qualquer unidade de Curitiba para os alunos ou seus familiares diretos, mediante apresentação de declaração própria emitida pelo Colégio.

Essa declaração pode ser obtida na Secretaria Escolar.

ATIVIDADES EXTRAS

O Colégio oferece diversas atividades complementares, tais como Futsal, Judô, Balé, Dança Moderna, Teatro, Coral e outras.

As atividades ocorrem de fevereiro a dezembro, em horários específicos e são pagas à parte.

Observação: O uso do uniforme escolar é obrigatório em todas as atividades.

COMUNICAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA

Toda e qualquer comunicação entre os responsáveis e o Colégio deve ser formalizada, por escrito, na Agenda.

A marcação de entrevistas com os professores, com a Coordenação ou com a Direção do Colégio, pode ser solicitada via agenda ou via telefone.

O Colégio envia para casa as comunicações via circular. As circulares são enviadas para casa em papel e/ou via e-mail, através do sistema de “mala direta”, para o endereço eletrônico informado pela família no ato da matrícula.