Ensino de Idiomas 2018-02-15T18:23:27+00:00

\\ ENSINO DE IDIOMAS

Aprender uma língua estrangeira é um caminho que possibilita ampliar o conhecimento de mundo e abrir portas para novas oportunidades. Funciona como um passaporte que abre fronteiras e oportunidades na vida.

O Colégio oferta o ensino de Língua Alemã e de Língua Inglesa com elevado nível de aproveitamento.

Buscando proporcionar uma estrutura de ensino qualificada, o Colégio Martinus possui parceria com o Goethe-Institut e com a Cultura Inglesa, para que as aulas de idiomas tenham alta qualidade, seguindo padrões de qualidade com certificação internacional. Os programas de ensino seguem as bases no Quadro Comum de Referência Europeu para línguas estrangeiras. Esse quadro divide as competências linguísticas em três níveis: falante básico (Níveis A1 e A2), falante independente (Níveis B1 e B2) e falante proficiente (Níveis C1 e C2).

Dessa forma, o ensino de línguas estrangeiras oferecido pelo Colégio Martinus permite um domínio dos idiomas para além do que se costuma obter em escolas, proporcionando um ensino aprofundado, assim como a preparação para a realização de exames de proficiência.

\\ ALEMÃO

A cultura alemã tem extrema importância na história do Colégio Martinus, e percebendo a importância de incentivar o estudo e propagação dessa cultura, em 2010 o Colégio retomou a oferta do ensino da Língua Alemã como disciplina obrigatória para os alunos desde a Educação Infantil, iniciando com o Infantil 5 e estendendo-se até o Ensino Médio.

Para o curso de Alemão, o Colégio Martinus conta com o apoio da Iniciativa PASCH (Schulen: Partner der Zukunft, ou seja, Escola: uma parceria com o futuro), que é um programa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha  e gerido pelo Goethe-Institut. No Brasil, são vinte escolas que integram essa Iniciativa. O projeto é desenvolvido em vários colégios do mundo inteiro e garante apoio pedagógico, além de fornecer vários materiais e equipamentos didáticos e cursos de aperfeiçoamento para a equipe docente,  elementos importantes para o bom aprendizado dos alunos.

Essa iniciativa tem proporcionado também a oportunidade de alguns alunos e alunas conquistarem bolsa para realizar cursos na Alemanha. Todo ano é feita uma seleção dos alunos e alunas com o melhor desempenho escolar nas instituições participantes para usufruir uma bolsa de estudos na Alemanha. O tempo de duração do curso pode variar de acordo com a bolsa selecionada para o aluno.

O Colégio Martinus aplica exames de Certificação realizados pelo Goethe-Institut. No Ensino Fundamental são as Provas Goethe Fit in Deutsch 1 e 2 – níveis A1 e 2 e no Ensino Médio é a Prova Goethe Zertifikat – nível B1. (Esse nível é a meta estipulada para todos os alunos do Ensino Médio, porém os que estiverem mais avançados poderão realizar a prova de nível B2).

\\ INGLÊS

O Colégio Martinus trabalha com a língua inglesa a partir do 4° ano do Ensino Fundamental I e se estende até o Ensino Médio como atividade obrigatória. O trabalho docente conta com a parceria da Cultura Inglesa Idiomas, o que assegura uma supervisão do trabalho pedagógico, apoio didático e treinamento da equipe docente. Ao longo do curso, os alunos e alunas são preparados para prestar os Exames de Certificação da Universidade de Cambridge. As provas são aplicadas a partir do Ensino Fundamental II. Devido à parceria com a Cultura Inglesa, os alunos do Ensino Médio que tiverem interesse, podem realizar uma viagem de estudos à Inglaterra, onde fazem um curso intensivo em uma escola de idiomas e participam de atividades culturais e turísticas.

EM 2015 O COLÉGIO MARTINUS RECEBEU DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE O RECONHECIMENTO DE CENTRO PREPARATÓRIO DE EXAMES, UM IMPORTANTE PASSO PARA O TRABALHO QUE ESTÁ SENDO REALIZADO.

Os alunos e alunas do Colégio Martinus poderão prestar os Exames KET (A2), PET (B1) e (FCE (B2).  O nível B2 é a meta estipulada para todos os alunos do Ensino Médio, porém os que estiverem mais avançados podem chegar a realizar o Exame CAE (C1).