Apresentação

De acordo com a atual legislação, os estudantes devem iniciar o Ensino Fundamental aos seis anos e o curso todo é composto por nove anos. Esse nível de ensino divide-se em duas etapas básicas:

Ensino Fundamental I - do 1º ao 5º anos 

Nesta etapa de estudos desenvolve-se a grande aventura do conhecimento. Ler e escrever com fluência, desenvolver o raciocínio matemático e o domínio das quatro operações, adquirir conhecimentos sócio-históricos e científicos sobre o mundo, ampliar o desenvolvimento motor e adquirir hábitos regulares de estudo, de organização pessoal e de bom convívio em grupo são aquisições importantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Além das aulas regulares com a professora regente, esse segmento oferta aulas de Educação Física, Música, Educação Cristã, Língua Alemã (1º ao 5º anos) e Língua Inglesa (a partir do 4º ano).

O Colégio Martinus, adota material didático próprio nesta etapa de estudos e utiliza livros didáticos em algumas disciplinas.

OBS.: As datas de corte para o ingresso em cada etapa estão de acordo com o que determina a Resolução 1/2010, do Conselho Nacional de Educação, publicada em 14 de janeiro de 2010 e do Parecer 12/2015, do Conselho Estadual de Educação, publicado em 28 de agosto de 2015.

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º anos

 

Desde 2012 todas as turmas do Ensino Fundamental são denominadas conforme o sistema de nove anos, sem alteração dos conteúdos, utilizando a nova nomenclatura, conforme tabela abaixo, cumprindo determinação do CEE (Conselho Estadual de Educação):

5ª série - 6º ano   |   6ª série - 7º ano   |   7ª série - 8º ano   |   8ª série - 9º ano

No Ensino Fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano, os alunos aprofundam os conhecimentos disciplinares e interdisciplinares  nas diferentes áreas do conhecimento. Essa etapa traz aos alunos novos desafios, com uma rotina escolar mais desafiadora e que requer mais autonomia e esforço pessoal. Cada disciplina passa a ser ministrada por um professor ou professora específico. 

O Colégio tem à disposição dos alunos laboratório de Informática, laboratório científico, salas de multimídia, equipamentos de mídia (data-show com sistema de som e rede wirelles), salas específicas para Língua Estrangeira, biblioteca e área esportiva, além de inúmeros projetos e saídas de campo.

Os alunos possuem aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Alemã, Arte, História, Geografia, Educação Cristã, Ciências, Matemática e Educação Física.

As aulas de Alemão  e de Inglês ocorrem com três aulas semanais em cada disciplina e são obrigatórias nesta etapa de ensino. Nessas duas disciplinas os alunos são preparados e incentivados para a realização de provas de certificação internacional que comprovam o nível de domínio do idioma. Em Língua Alemã os alunos realizam provas de certificação aplicadas pelo Goethe-Institut e em Língua Inglesa realizam os Exames de Certificação da Universidade de Cambridge. O Colégio conta com o apoio pedagógico da Cultura Inglesa Idiomas (para as aulas de Inglês) e do Goethe- Institut (para as aulas de Alemão).

Depoimentos de alunos

Gabriela Dalpiaz Kobren - 8o ano

Na minha opinião, o Martinus me ofereceu muito além dos estudos. Nele estou tendo experiências e amizades para toda a vida e sabedoria e conhecimento para segui-la sempre pelo caminho certo.  

Muitas pessoas pensam apenas em sair da escola e entrar em férias, mas o Martinus me proporcionou uma oportunidade incrível, a qual eu jamais vou esquecer.

A viagem para a Alemanha acrescentou, além de conhecimento e cultura de vários países, amizades que nem a distância vai separar.

Mesmo sabendo que a minha jornada no Martinus um dia vai acabar, também sei que a de muitas pessoas irá começar, e o Martinus vai continuar fazendo a diferença na vida de todas elas

Gabriela Dalpiaz Kobren - 8o ano

Victor Bachstein Müller - 9º ano

Para mim, o Martinus representa muito mais do que uma simples escola. Estou aqui há dez anos. Foi aqui que eu cresci e fiz todos os meus melhores, e os não tão bons, amigos... Além disso, foi aqui que eu adquiri todo o meu conhecimento acadêmico, quase todo o meu conhecimento como cidadão e é onde, percebo, estou amadurecendo emocionalmente também.

Quando chegar o dia de sair desta Instituição, certamente não esquecerei o tempo extremamente significativo que passei aqui no Martinus. Agradeço a esta escola porque fez parte da minha infância e está fazendo parte da minha adolescência. Certamente guardarei daqui boas lembranças

Victor Bachstein Müller - 9º ano