notícias

25/10/2017

[Centro] Culto de Outubro - Lutero e a música

    Lutero e a música - esta foi a temática dos Cultos da manhã na Unidade Centro. Sobre a música, Lutero disse: "a música é uma esplendida dádiva de Deus e eu gostaria de exaltá-la com todo o meu coração e recomendá-la a todos. Mas eu estou tão dominado pela diversidade e magnitude de suas virtudes e benefícios que (...) por mais que eu queira exaltá-la, minha exaltação será insuficiente e inadequada (...). Se queres confortar os tristes, aterrorizar os felizes, encorajar os desesperados, tornar humildes os orgulhosos, acalmar os inquietos ou tranquilizar os que estão tomados por ódio (...) que meio mais efetivo do que a música poderias encontrar?” 
    Lutero recebeu educação musical no lar, na escola e em sua vida no monastério. Ele dizia ter uma “pequena e estúpida voz de tenor”. Esta educação fez com que ele desenvolvesse seu ponto de vista sobre a música e sobre seu uso na igreja e também na escola. Para ele, a música era parte indispensável da boa educação e sempre que teve oportunidade promoveu a inclusão da educação musical no currículo escolar.
   Lutero defendia que a música antiga deveria ser preservada, mas que a Igreja precisava se abrir para a música contemporânea. Neste sentido, os alunos puderam conhecer o trabalho de dois Rappers - Erik e Léo. Nas suas canções eles falam sobre graça, liberdade, valor da vida. Confira algumas imagens.